domingo, 8 de agosto de 2010

Domingo é domingo!

Mais uma vez o dia começou tarde....tava com aquela preguiça típica de Domingo. Decidi não me apressar e levantar com calma. Nem sabia como o tempo tava lá fora, se sol ou chuva, isso porque esqueci de dizer que ontem choveu, mas por sorte estava numa loja e não peguei chuva. Aliás, aqui tá quente, mas realmente, como papai disse, o tempo é meio doido, de repente esfria e as noites têm sido assim. Sempre durmo de edredon, mesmo com as janelas fechadas!

Mais uma vez o homenzinho do sax tava aqui debaixo da minha janela. Ontem só fiquei escutando, mas hoje resolvi abrir a janela e ver quem era a criatura que me dava esse presente!! Triste constatação de que se tratava se um senhor que parecia fazer aquilo para ganhar umas míseras moedinhas....e ele tem talento!!


Resolvi arrumar umas baguncinhas por aqui, mas hoje fui uma dona de casa meio relapsa. Se eu ficasse arrumando tudo que precisava, não sairia de casa tão cedo. Achei melhor deixar a cama prontinha pra hora que eu chegasse em casa (leia-se ainda desarrumada da noite anterior). Mas lavei a louça que já tinha empilhado na pia.

Saí de casa com destino ao Louvre. Como já era tarde e sei que no caminho ia achar outras coisas, resolvi não estender minha lista de "lugares a conhecer".

O primeiro lugar que eu dei de cara, ou melhor, nos fundos dele, foi o Musée Picasso que é um casarão doado por uma família ao Estado com o maior acervo de Picasso do mundo!!! Familiazinha desprendida essa, não?! Quanto desapego!!!!!


Chegando numa avenida principal, a Rue de Rivoli, encontrei algumas coisas bem familiares!!


E essa eu só lembrei de você, Tia Giana, doida por creminhos, perfumes e cosméticos!!! Você ia ficar doida aqui!!! No supermercado conseguimos achar produtos que no Brasil só vemos em lojas especializadas e aqui é vendido assim, no supermercado mesmo!!! As maquiagens?! Bourjois, último lançamento, fora L'oreal que aqui é uma marca bem forte.

Logo avistei a Rue du Pont Neuf e um parquezinho lindo, onde as pessoas aproveitavam o sol no gramado e as crianças brincavam no parquinho....



Ah! foi lá eu vi a primeira movimentação de policiais correndo pra prender alguém. Depois fui ver que era um homem que falava "bleu bleu bleu bleu bleu bleu" muito alto. Sei que não entendi nada e que ele foi preso!
E é nesse parque que fica também a Saint Germain L'Auxerrois, uma capela construída para os reis franceses que moravam no Palácio do Louvre, chique, né?!



Tava chegando mais perto do Louvre!!!


Opa!! A fachada sul e a leste do Cour Carrée, um pátio que fica antes do que fica a pirâmide!!




Mais uma vez, mil lojinhas de souvenirs pelo caminho....mil bugingangas, vontade de comprar tudo, mas só fiz uma única aquisição....tchan,tchan,tchan, tchaaaaaan....cenas dos próximos capítulos....tá cenas desse capítulo mesmo, mas só depois em outras fotos!! Agora é hora de entrar no Louvre!! Começando pelo Cour Carrée....





Dali mesmo avistei um pedacinho dela.....



Nessa passagem tinha mais um artista maltrapilho tocando violoncelo....aff, né possível!!! Ah! A imagem ficou invertida!



Aí é claro que eu era a única que tava chorando, ouvindo essa música e chegando no Louvre....não aguentei!!! Foi emocionante meeeesmo!!!





Posso até tocar a pirâmide!!! Cabe na minha mão!!!


Aí foi o meu momento de descanso.....depois de andar muito, muito e com os pézinhos cheios de bolhas de todas as andanças de todos os dias, tirei meu tênis e...água neles!!!!





Pude ver também o Arc de Triomphe du Carroussel du Louvre, que não é o arcão, aquele que a gente ouve falar, mas um que foi construído ali no Louvre pra celebrar as vitórias de Napoleão. Chique demais!!!




Conheci uns caras lá também!! Descartes, Dupérac, Sarazin, Colbert, Rousseau, Montesquieu, Racine, Lavoisier, Joinville......










Com esse solzinho na kbeça e morta de sede, achei uma mini brasserie e fui comprar água...tava ali meio sonsando quando olhei pro lado e o que eu vejo?!




Aim, linda!!!! Olhando assim parece que é bem pertinho, mas não é e hoje tinha hora pra chegar em casa, amanhã acordo cedo....então decidi deixar pra outro dia, com mais calma, porque como tudo aqui que eu programo pra fazer, sempre acho outra coisa pelo caminho, aí um passeio vira uma coisa muito maior!!! Dali eu também vi o verdadeiro Arco do Triunfo, no finalzinho da Champs Elysées, mas na foto tá beeem pequenininho.....


Fui tomar minha água sentadinha ali perto....as pernas já estavam gritando por um banquinho ou o chão mesmo porque todo mundo faz isso, senta, deita, rola no chão....eu é que não ia ficar em pé, né?! Achei um banquinho bom...


Tão bom que resolvi dar uma deitadinha.....


E experimentar a minha mais nova aquisição......e....voilà!!! Uma verdadeira francesa!!!



Tá tudo muito bom, tudo muito bem, mas preciso voltar e o caminho é longo, pelo menos pros meus pés e minhas pernas!! Tá esse solzão aí e ainda são 19h, pode?! No caminho, encontro com o Sena e depois da primeira foto passando pela ponte, resolvi descer e ir andando pela margem onde tinha bastante gente por conta do Paris Plages, que acontece no período de verão e são instaladas palmeiras e areia nas margens do Sena, formando verdadeiras praias!!






Essas pessoas estavam dançando salsa, acho que esse era o ritmo....tinha esse tablado montado, a música rolando e quem quisesse subia e dançava!!! deu até vontade de ir!!!


Bom, como hoje é domingo, os supermercados estavam abertos sim, mas só mais cedo....fui doida atrás de um aberto, mas anda feito....tive que procurar alguma coisa pra comprar na rua mesmo e fui num outro restaurante israelense e pedi Farfel com Kafta, mas vim comer em casa!!


Amanhã tem mais!!!



Beijos a todos, saudades imensas!

4 comentários:

  1. Nossa chorei daqui com o violoncelo do Louvre ...lindo demais !!! Que delícia seus dias aí...

    ResponderExcluir
  2. Emocionante, né?! Não tinha como não chorar!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Roberta chérie,
    primeiramente quero te dizer que ficou lindaaaa de francesinha!!! Nem preciso dizer que adorei o tour deste domingo, ne...emocionante...fico imaginando como vc deve estar se sentindo...confesso que só de estar vendo Paris pelos seu olhos eu fico excitada...meu coração disparou quando vi a pontinha da Torre...imagina vc aí então...rsrs
    Acho que vou ter um treco quando vc tirar as fotos de dela...rsrsr...ahh, ñ se esqueça que Paris é a cidade luz...vc tem que clicá-la à noite tbm...rsrs
    Bjos, bjos!!!

    ResponderExcluir
  4. Ah, pode deixar!!! tem um passeio fantástico que acontece à noite!! assim que eu fizer, coloco as fotos aqui!!
    Bjos

    ResponderExcluir