segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Nas arábias!!! Hare Baba!!

Ontem o dia começou mais uma vez bonito!!! Tava um mormacinho que foi logo virando um solão!!  O calor vai bem, obrigada!! Bem melhor assim!!

Peguei a mochila, coloquei o meu guia, mapa, garrafinha de água, máquina fotográfica e.....pronto!! Tava tudo em ordem pra sair! Dei uma rápida olhada no mapa pra ver qual o melhor caminho! Como eu já disse, tô fera aqui!! Já sei as ruas e os melhores caminhos! Às vezes nem preciso de mapa pra me guiar e faço como os franceses que se orientam pelo Sena! É bem tranqüilo! E acho que se não andasse aqui e ficasse só no metrô, não conheceria nem 1/3 do que conheço hoje! Muito bem, gente, quem quiser me contratar como guia, depois eu deixo meu telefone!! hahahahahaha

Como sempre, faço um roteiro do que quero conhecer no dia e ontem não foi diferente! E como sempre também, as coisas mudam e nunca consigo seguir o roteiro à risca, mas pelo menos tento! Não tem como, pelo caminho sempre tem coisas diferentes e vale a pena parar, nem que seja pra dar uma olhadinha rápida!

Meu destino era o Jardin des Plantes, no 5ème arrondissement, como eles dizem aqui, é um bairro muito tranqüilo onde, como o nome mesmo diz, está o Jardin des Plantes, um imenso jardim botânico onde fiquei sabendo que tem o primeiro cedro do Líbano plantado na França.....bom, uma pena, mas esse eu não vi por lá!

Acredito que esse seja um bairro libanês, árabe ou qualquer coisa parecida! É que existem muitas mesquitas decoradas nesse estilo, além do Institut du Monde Arabe, um edifício moderno com muitos detalhes e elementos da arquitetura árabe!

Comecei o passeio passando pela Notre Dame novamente, mas hoje tive uma vista diferente! É que nos fundos da igreja, tem o Mémorial de la Déportation de Paris, um memorial aos 200 homens, mulheres e crianças deportados para campos de concentração nazistas na Segunda Guerra Mundial. Bom, na verdade passei pelos jardins do memorial pois acho o clima um pouco pesado daquele monte de nomes das pessoas que foram deportadas. Os jardins, com certeza, são bem mais leves!






Depois, seguindo para o 5ème, passei pela Île St-Louis, um lugar muito legal, calminho, cheio de cafés, ruas estreitas cheias de pessoas andando pelas diferentes lojinhas que vendiam de tudo. E na ponte que liga a Rive Gauche (margem esquerda do Sena) à Île St-Luois, muitas pessoas paravam pra prestigiar um grupo de 3 senhores que tentavam ganhar a vida cantando pra ganhar algumas moedas e com uma mala com seus CDs pra vender!! Adorei isso no início do meu passeio!!




Chegando ao Institut du Monde Arabe, me deparei com um prédio em que toda a fachada era revestida de placas com aberturas, tipo diafragmas, que controlam a iluminação no interior!! Elas abrem ou fecham de acordo com a intensidade da luz!! Muito legal de ver!!






Ainda no lado de fora, algumas mensagens....


"La valeur de l'homme réside dans le meilleur de ses actes" (O valor do homem reside no melhor de seus atos).



"Le savoir confère un pouvoir éternel" (o saber confere um poder eterno).



Nesse instituto tem um museu com exposição permanente da cultura árabe, mas não podia tirar foto, mais uma vez..."desolée, mlle, pas des photos"(sinto muito, senhorita, sem fotos). O que valia mesmo a pena fotografar eram os revestimentos cerâmicos lindos, lindos mesmo!! Cada desenho fantástco!! E toda a parte de cerâmica com vasos, pratos, potes, etc. Tudo muito colorido e bem desenhado! A única coisa que consegui foi tirar uma mísera fotinho de uma bijouteria usada em casamentos. A foto não tá lá muito boa, mas tive que tirar às pressas!!



No último andar tem uma vista "magnifique" (acho que aqui não precisa de tradução!!) da cidade: de um lado as costas da Notre Dame e do outro, o Sena com um pdacinho de alguns parques!






Jardin des Plantes...vou ser bem sincera, não fiquei tão encantada tanto quanto fiquei com o Jardin du Luxembourg. Não tem nem comparação!!! Um é suuuuuuuuper bem cuidado, renovado, tratado...o outro é meio largadão, mas mesmo assim tem flores lindas e coloridíssimas, algumas que eu nunca tinha visto!





Pai, essa é pra você!!! O maior BUXÃO que eu já vi!!!



















Lá também tinha um mini zoológico, a Ménagerie. Tá, fui visitar, mas não me agradou muito ver os bixos presos e um monte de gente olhando, falando, gritando, tirando foto.....ok, eu também olhei e tirei fotos (em silêncio!), confesso! Alguns animais não tinha como não fotografar!!! Eram simplesmente lindos e/ou diferentes!! Foi um passeio diferentes dos que já fiz até agora, mas mesmo assim não gostei de ver os animais daquele jeito...
Kangurus!!!


Shirley, se você tivesse visto esse boizão ia ficar doida!!! Imagina esse bichão lá no seu pasto, hein?!



Mais um boizão, Shirley!!

 

Os bichinhos mais fofogutis que eu já vi!! São Pandas Vermelhos!!! Quero pra mim!!!






Esses daí eu nem sei o que eram!


Uma coruja muito diferente!!! Ela é da neve, por isso é branca assim, pra se camuflar!!

 

Os orangotangos!!! Dá pra ficar bem pertinho!!! a única coisa que separa é um vidro!!

 



Esses parecem coelhos, mas também não sei o que são...


Os bambizinhos!!!


E o tutulinho da floresta!!! Queria um desse também!! As perninhas curtas igual da Maria Eugênia (vulgo Romarinho)!!


Esqulindo lindo!!


Um pavão albino!!!


E um pavão normal!!



Tucaninho!!


E a primeira arara azul, originária do Brasil e que vejo de perto e em Paris!! "C'est bizarre!!"

As araras que gritam mais que tudo!!


O nome desses aí eu esqueci!! Mas não são os flamingos, não, pra quem pensou!


Eca!!! uma lagartixa gigante!! E por falar nisso, acho que aqui não tem lagartixa!! Pelo menos não tive o desprazer de dar de cara com uma.....Ô terra boa, meu Deus!!!


Agora sim os flamingos!!! Lindos, lindos, lindos!!! Nunca tinha visto de pertinho!!






Um bodinho!!


Coelhinhos...


Cobra...


Signo de Capricórnio!!


Mas bambizinhos!!!


Ia passar também por um mercado de rua que acontece ali perto, mas que termina às 15h. Saí do parque pouco mais de 16h, perdi a feira! até agora não consegui ir à uma feira aqui!! Ainda não entrei em acordo com os horários doidos dos franceses: aos domingos as lojas abrem, mas só à tarde, sendo o mesmo para as feiras. Os supermercados fecham, mas descobri um aqui perto de casa que abre a partir das 14h e vai até às 20h.

Às 10h da manhã, parece que ainda é bem cedinho...as pessoas nas ruas com "cara de travesseiro" e os cafés e bistrôs ainda estão abrindo. Como diria Ana Maria Braga: "ACORDA MENINA!!!"

Voltei pra casa no final da tarde, mas que com o sol que faz aqui, ainda parece ser bem mais cedo....


Almocei meu super bife que agora achei no supermercado uma caixa com 10, bem mais em conta que a bandeijinha com 2 que eu comprava! Mãe, fica tranqüila, eu não tô passando fome, pelo contrário, estou comendo muito bem!! É só uma questão de matemática e economia inteligente!! Porque gastar 10 euros num único bifinho de uma carne de primeira, se eu posso comprar 10 de carne moída de segunda pela metade do preço?! "C'est delicieux!!" (é delicioso!!).

Tive ontem um ótimo fim de tarde!! Depois de almoçar, desci pra telefonar pra casa (o telefone daqui "ne marche pas", sei lá porque) e falei um bom tempo com papai e mamãe!! SAUDADES!!! Saudades enormes, imensas, tudo assim beeeem grande!! Ah, sim, ainda falei um pouquinho com Maria Eugênia...tadinha...mamãe disse que ela tava com as oelhinhas murchas pra trás....que dó!

Apesar de toda falta que  vocês me fazem, de toda a saudade que sinto de tudo e de todos, isso aqui tá sendo uma experiência maravilhosa, indescritível e que eu nunca vou ter como agradecer aos que me proporcionaram isso...né papi?? mami?? buni!!

Amo vocês!!!

Au revoir, encore à Paris!!

Beijos a todos, saudades mais que imensas!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário